quinta-feira, 17 de novembro de 2011

“EU ESTOURO”, DA CIA DO CAPRICHO, A MÚSICA MAIS ENGRAÇADA E FILOSÓFICA DE TODOS OS TEMPOS

A Cia do Capricho foi uma banda de arrocha que fez relativo sucesso na região tempos atrás. Em sua formação clássica ela trazia Moreno (principal compositor) Léo e JP. A banda hoje, infelizmente, não existe mais. Porém, antes de embarcarem no ostracismo, eles nos brindaram com a excelente música: “eu estouro” (baianamente falando, se pronuncia ‘eu estóro’).
Em “eu estouro” se narra a vida amorosa (sexual na verdade), de Wellington “Cara de Urso”. “Cara de Urso” vivia correndo atrás de garotas impossíveis de se “pegar”. Em determinado momento ele muda sua mentalidade e passa a “agarrar” quem vem pela frente.
A mudança de atitude (ou de paradigma – melhor inserir pelo menos uma palavra mais chique neste texto) de Wellington é soberbamente expressa na seguinte estrofe da música, que é narrada em primeira pessoa:
“Toda mulher merece ser amada, não importa cor, idade ou raça. Eu tenho um amigo (“Cara de Urso”) que é um absurdo, não deixa passar nada, “estoura” todo mundo. Eu perguntei “prá” ele como é que tem que ser, o tipo de mulher “prá” lhe satisfazer”
A resposta de Wellington é baseada na observação que o narrador faz da vida sexual/amorosa dele e é uma pérola de singeleza erótica que chega a superar até poetas do quilate de um Bocage:
“Pode ser branca, preta, gorda, magra ou alta; eu estouro, eu estouro. Gaga, velha, nova, anã, surda ou cambota; eu estouro, eu estouro. Com peito ou sem peito, bicuda, zarolha ou orelhuda, até doida: eu estouro.”
No fim das contas, Wellington “Cara de Urso” descobre que a felicidade está na simplicidade, em se viver traçando pequenas metas para, a partir daí, se chegar a algo maior.
Você ai, pobre e desiludido ibicaraiense, que acha que o mundo todo está contra você, espelhe-se em Wellington “Cara de Urso”; comece com um planejamento modesto, mas vá à luta.
E lembre-se: é no estourar de coisas pequenas que as grandes surgirão

7 comentários:

Anônimo disse...

Valeu Velho, Seu comentário mudou minha vida. Utilizando sua filosofia de "Estourar coisas pequenas para surgirem coisas maiores" acho que vai dar certo comigo. Assim que li seu texto estourei minha pequena conta bancária, agora é só esperar gerar um débito grande... com juros, multas, correção... surgirá uma coisa grande, muito grande... obrigado, meu amigo!

Anônimo disse...

Esse daí por si só já é um estourado.kkkkkkkk

Anônimo disse...

Em terra de doido "URUBÚ É REI!SE LIGA MANÉ...

Anônimo disse...

Esse Cara de urso não tem jeito mesmo,certo dia eu até presenciei o próprio proximo de sua casa depois de uma noitada de virotte com dois travestis,não que eu tenha nada contra,mas ele não deixa passar nada mesmo!

CARA DE URSO disse...

sou um cara artista mesmo pego todo mundo nao~importa quem colocou algum comentario sobre mim receio quer possa ser meu amigo Ze Luis por causa de uma nega quer ele tava pegando eu tomei na raça ,comigo É ASSIM CABRA FULEIRO E BORRACHA FRACA NÃO PROCEDEU A RASTEIRA COMEU...

CARA DE URSO disse...

NEGA DE AMIGO MEU É IGUAL A MURO ALTO SÓ QUERO TÁ TREPADO EM CIMA

Anônimo disse...

EU CARA DE URSO RECEIO MUITO EM RELAÇÃO A ALGUNS COMENTÁRIOS,ACHO QUEPODE TER SIDO MEU AMIGO ZÉ LUIS POR CAUSA DA NEGA Q EL TAVA PEGANDO Q EU TOMEI NA RAÇA,COMIGO É ASSIM CABRA FULEIRO E BORRACHA FRACA NÃO PROCEDEU A RASTEIRA COMEU...