quinta-feira, 18 de outubro de 2012

SERÁ QUE O BAIRRO DAS CASAS POPULARES DE IBICARAÍ VAI VIRAR UMA...

Sérgio Gama

As casas populares, localizadas no fundo da Fábrica de Chocolate, foram entregues há poucas semanas atrás. “Vila Felicidade” é o provável nome que será dado ao mais novo Bairro da cidade.

Muitos dos contemplados com um dos imóveis já estão morando em suas novas residências, que fazem parte do programa habitacional do Governo Federal.

As casas são padronizadas: um quarto, uma sala, um banheiro e uma cozinha, todos minúsculos. Não obstante, para os beneficiados, essas casas representam o fim do aluguel e da incerteza de onde se morar.

Apesar de terem recebidos muitas orientações a respeito da utilização de suas casas, os novos inquilinos ainda fazem diversas especulações a esse respeito: é permitido fazer mudanças na infraestrutura do imóvel? “bater uma laje”? “construir um muro”?

Na dúvida, alguns moradores já começaram a improvisar e nesse improviso já principiaram a deixar “Vila Felicidade” com um aspecto feio e pobre. Arames farpados em toscas cercas de madeira já despontam pelo Bairro. Pequenas paredes levantadas às pressas também – além de quintais com um monte de entulho desnecessário. Se juntarmos à isso a inexistência de ruas calçadas e animais mal cuidados que já transitam por lá, “Vila Felicidade”  logo, logo, não passará de um Bairro desagradável e triste, mergulhado em um aspecto de pobreza sem fim.

Ibicaraí é uma cidade onde a organização do espaço urbano passou longe. Porém, se não se pode fazer nada para melhorar a nossa sofrível e velha paisagem urbana, seria interessante que os órgãos competentes se comprometessem ao menos com a estética do que está surgindo agora; a “Vila Felicidade”, e que não deixassem tal tarefa para os seus moradores - sob o risco de estarmos vendo nascer em nossa necessitada cidade nada além de uma...  

Sim, isso aí mesmo que você pensou...

Abaixo, fotos das casas populares no ato da entrega em
 Setembro/2012, e hoje, já com pessoas morando nelas    

Crédito da foto: Blog, www.Ibicaraipolitica.blogspot.com




 



 

Um comentário:

Anônimo disse...

muito dessgradavel esse texto...