terça-feira, 25 de dezembro de 2012

O NATAL PELO AVESSO


Elys Ferreira

O Natal é uma festa cristã milenar, que comemora o nascimento de Jesus de Nazaré e acontece no dia 25 de dezembro.

O Natal brasileiro parece uma mera imitação ou plágio do Natal europeu. Pois nós, em pleno verão de quase 40 graus, enfeitamos nossas casas com árvores fictícias com detalhes em branco na ponta ou até mesmo galhos secos envoltos com algodão, representando a neve que não temos.

O nosso Papai Noel, sofre um calor infernal, pois tem que usar aquela roupa como se tivesse no Polo Norte, colocar barba e bigode postiços e carregar aquele saco vermelho cheio de “nada”, para representar o papel do Bom Velhinho.

Passamos parte de nossa vida enganando nossos filhos, comprando presentes e deixando na árvore na noite de Natal e dizendo que foi Papai Noel quem trouxe... Ou seja, nos esforçamos para agradar os filhos e Papai Noel é quem leva a fama. Sem falar naquela música extremamente irritante, “jingle bel, jingle bel”...
Eu me desiludi com o Velho Noel aos 10 anos, cansada de deixar cartinhas no sapato na noite de Natal e ele nunca deixou a “minha caloi”... Como é que Papai Noel, não se esquece de ninguém?...

De mim ele esqueceu.

As crianças ficam encantadas com a presença do Bom Velhinho, carregando aquele saco vermelho, por vezes cheio de caixas vazias, só para compor a cena. E as mesmas ficam lá esperando o presente que não vem e tem que se contentar em tirar uma foto com Papai Noel.

As pessoas dizem que o Natal é tempo de amar, de solidariedade, renovar as esperanças, compartilhar, enfim, ser bonzinho e para refletir, usam aquela música : “Então é Natal, e o que você fez?”... Porém, muitas dessas pessoas são medíocres a ponto de se preocuparem com o próximo apenas nessa época do ano, pois muitas vezes, tem alguém bem próximo precisando de ajuda durante o ano inteiro, e essa ajuda só chega em dezembro porque chegou o Natal.

A noite de Natal é aquela magia! Muitas famílias se confraternizam com presentes, mesa farta, alegria etc . Enquanto outras não tem o que comer, não tem o que comemorar, com quem confraternizar. Apenas vêem o Natal passar...

“... E o ano termina e nasce outra vez”. E com o novo ano tudo de novo, vamos passar o ano inteiro, e esperar o Natal para sermos mais sensíveis, mais solidários, mais humanos.

FELIZ NATAL!!!

Nenhum comentário: