quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O TAYLORISMO NA FÁBRICA CARTOON PACK DE IBICARAÍ TORNA O TRABALHO MUITO DURO

Neste texto é trazido à tona alguns aspectos da fábrica Cartoon Pack, de Ibicaraí
Você não sabe, mas eu explico: Taylorismo é uma espécie de teoria voltada para o campo da administração que objetivava a criação de mecanismos que agilizassem a eficiência do processo da produção industrial. No taylorismo se prega a ascensão do mecanicismo e o operário é visto como um mero componente de uma engrenagem da máquina – tudo muito frio assim.
O parágrafo acima não explica muito sobre a teoria taylorista, mas esse resumo nos serve para entender o que talvez se passe na cabeça dos diretores da Cartoon Pack, fabrica de embalagens de papel localizada lá no Bairro Duque de Caxias.
A instalação da fábrica Cartoon Pack em Ibicaraí, lá pelos idos de 2008, assumiu ares de salvação messiânica para o ibicaraiense. Nada mais natural; com a saída da Coca – Cola, em meados da década de noventa, o nível de desemprego na cidade aumentara e a população passou a clamar cada vez mais para que os governantes se mobilizassem para trazer uma nova indústria para o município.
E nossos governantes se mobilizaram. Os discursos nos comícios e as promessas de campanha eleitoral batiam sempre na mesma tecla: “precisamos de uma fabrica!”
Por fim, a fábrica chegou e com ela a promessa de dias melhores. De inicio, vá lá, a Cartoon Pack cumpria o seu papel e pelo menos uma centena de desempregados da cidade receberam treinamento adequado e se tornaram mão de obra assalariada com um pouco de dignidade no bolso.
Mas a Cartoon Pack tinha - e ainda tem - um lado desconhecido.
A política velada da empresa (que segundo confidenciam alguns, agoniza hoje com cerca de trinta funcionários apenas) é não interagir com os nativos – visitas de qualquer estranho (no caso, um cidadão local) a fabrica, são rigorosamente proibidas. 
Alguns operários que lá trabalharam informaram que é terminantemente proibida uma pausa, mesmo que de alguns minutinhos, para fazer um lanche ou tomar um cafezinho – segundo afirmaram meus informantes, certa vez (pasmem) houve uma reunião com todos os funcionários só para descobrir quem bebia de um café que era trazido clandestinamente para dentro da empresa.
O salario é pago religiosamente em dia, porém, o trabalhador lá é visto de forma equidistante; alguém que não precisa ser agradado.
 Se o Taylorismo foi criado pelos americanos, os Gaúchos que administram a Cartoon Pack ibicaraiense são seus maiores discípulos.

Com a palavra, os diretores da Cartoon Pack, com quem ainda não consegui falar, mas que tem espaço livre aqui no blog para apresentarem sua versão.


Dia da inauguração da fábrica, que contou com a
 participação e expectativa de muitos ibicaraienses.


Visão interna da Fábrica em 2008
credito das  fotos: André (Puba) - Blog tribuna de Ibicaraí





2 comentários:

Anônimo disse...

Isso pra min é escravidão democratíca.

Anônimo disse...

Chega a ser engraçado o funcionamento dessa fábrica, digo isso não só no seu funcionamento dentro do seu aspecto físico, mas seu funcionamento externo, você não vê a participação dessa entidade na vida social da comunidade. Atrevo-me a dizer que temos uma "Coreia do Norte" dentro de Ibicaraí, não fiquem assustados se derem de cara com Kim Jong-il numa dessas esquinas da nossa velha "Terra Santa".
Wadson