terça-feira, 25 de outubro de 2011

SOMOS ANIMAIS

Dia desses ouvindo o mega clássico Animals da super banda Pink Floyd, comecei a viajar nas letras do encarte, letras baseadas na obra Revolução Dos Bichos de George Orwell. Todas elas escritas por Roger Waters, um dos fundadores da banda. Homem que por várias vezes demonstrou sua capacidade além da média para sensibilizar-se com as pessoas, com o mundo, tudo enfim.
O álbum é conceitual e traça um paralelo com o mundo capitalista dividindo a sociedade em três grandes classes de bichos. Nele somos representados pelos porcos, cachorros e ovelhas, onde os porcos são os indivíduos poderosos da nossa sociedade, aqueles que estão no topo do poder e nos comandam, os políticos de fato sem escrúpulos, sem dignidade, que só pensam em si, amam o poder e fazem de tudo para assim permanecerem. Os cachorros representam os indivíduos muito ricos e em ascensão, aqueles que apesar de já serem ricos, fazem de tudo para se tornarem mais ricos ainda, para além do excesso de dinheiro conquistarem também excesso de poder, na verdade o sonho do cachorro é se tornar um porco. Por último há as ovelhas, ah as ovelhas, animal esse que representa as massas, aquelas pessoas controladas pelos porcos, influenciadas por estes e até pelos cachorros e que por vezes em um ufanismo acredita que tenha liberdade para decidir sobre seja lá o que for: Coitadas das ovelhas.
Roger Waters é inglês e o álbum citado é de 1977, mas, é incrível como tudo é atual, até mesmo atemporal e como também se relaciona fidedignamente com vários lugares do mundo e até lugares ermos como Ibicaraí.
Igor Matheus Assis Santiago é graduado em Administração pela Universidade Estadual de Santa Cruz.

4 comentários:

Anônimo disse...

Grande Igor

Aumenta o som porque isso aí é Rock in roll. Afinal de contas somos todos ovelhas, umas porcas, outras cachorras... mas, ovelhas.

Anônimo disse...

Eu sou um leão mas aki na cidade ta cheio de viado

Anônimo disse...

Leão, hein?! Tem muita gente disafrçada de leão só pra comer viado... resumindo, são todos viados...KKKKKKKKK!!!!!

Anônimo disse...

Bicho do Lixão diz (em outras palavras):

Os cães são usados para representar os homens de negócios megalomaníacos que acabam por serem arrastados pela própria pedra que atiraram. Os porcos representam os políticos corruptos e os moralistas. Os que não se enquadram nestas duas categorias são carneiros, que sem pensamento próprio, cegamente seguem um líder.