quarta-feira, 4 de julho de 2012

OS ACERTOS NA ADMINISTRAÇÃO LAURO ASSUNÇÃO


 Por Valdivan Barros dos Santos


Qualquer relato histórico deixa lacunas que talvez nunca sejam explicadas. Por isso, seria interessante que todos os que estão comentando sobre a administração de Lauro Assunção tivessem participado dela, como eu.

Para conhecimento de todos, é necessário deixar claro que, a eleição de Lauro Assunção ocorreu num momento muito bom políticamente, tendo o município a oportunidade do apoio do Governador do Estado; de ter um Presidente da República aliado ao Prefeito; de ter Ministros de Estado diversos aliados ao Prefeito - sem falar nos Deputados Federais, Estaduais e Senadores.

O quadro era amplamente favorável à cidade de Ibicaraí, e, diante desse quadro, o ex-Prefeito Lauro Assunção formulou a sua plataforma de trabalho que para muitos era visionária, mas não para quem tinha tanto apoio político, como os citados acima.

Por isso mesmo, na sua réplica, o ex-Prefeito Lauro Assunção afirma que fez um bom trabalho nos dois primeiros anos da sua gestão. Isso é verdade, e as obras não são visíveis porque foi um trabalho social de grande profundidade, que jamais será esquecido. Tenho a forte impressão de que os comentários a respeito da gestão de Lauro ocorre exatamente por esse trabalho social  que deixou marcas indeléveis na memória popular.

Qualquer administração comete erros, mas acho necessário neste momento comentar os acertos de Lauro Assunção - principalmente quando, na sua gestão, foi criada a Secretaria de Desenvolvimento Social e dentro dessa secretaria, um Departamento que tinha a tarefa de cuidar dos idosos de Ibicaraí.

Nunca, em tempo algum, os idosos de Ibicaraí foram tão bem tratados. Tinha uma equipe preparada especialmente para atender aqueles que, depois de tanto trabalhar, necessitavam de assistência médica, jurídica; remédios de uso contínuo e de um tratamento digno, pois já tinham dado a sua contribuição para a sociedade e precisavam usufruir da dignidade de cidadãos brasileiros e Ibicaraienses.

O idosos de Ibicaraí tinham tratamento VIP e o povo da nossa cidade não esquece disso!

Existem outros motivos porque o povo de Ibicaraí não esquece o ex-Prefeito Lauro Assunção, mas falaremos desses em um outro momento!


2 comentários:

Anônimo disse...

Bem lembrado a questão dos aposentados, pois meu avô teve que dar esclarecimentos à Polícia Federal, PQ a trupi de Lauro Assunção estava aposentando idosos de forma ilícita. Muitas daquelas aposentadorias foram suspensas pela justiça e depois os pobre idosos tiveram dificuldades de se aposentar de forma legal. O caso repercutiu o Brasil inteiro e foi para até no JN da globo. A verdade é q Lauro Assunção usou os idosos p tentar manter sua imagem de bom político, aqueles q se aposentaram agradece a Lauro até hoje, e o restante Lauro pôs a culpa na oposição, como é de seu costume.

Anônimo disse...

Por Lauro Assunção

Pelo visto, o anônimo acima foi fortemente influenciado pelo enorme aparato de empulhação que o Sr ACM comandava neste estado, a sua REDE BAHIA, e que foi responsável pelo triste episódio dos aposentados aqui em Ibicaraí. Foi uma torpeza que muito prejudicou centenas de humildes idosos em nossa cidade. O que o comentarista anônimo talvez não saiba, pois faz do JN da Globo a sua verdade de mundo, é que a própria polícia federal, que a tudo investigou, não só não viu dolo como me inocentou de qualquer ilícito. Foi o que também aconteceu na Justiça Federal, quando os embusteiros de ACM ali apresentaram uma cavilosa denúncia contra mim. Num momento vergonhoso em que ACM fazia o que queria neste país, essas duas respeitáveis instituições federais me inocentaram daquelas infundadas acusações, fato que, para mim, tem muito mais valor do que as vãs estocadas de meus eventuais detratores.
Quando faço esses esclarecimentos, não passa pela minha cabeça que irei convencer aqueles que, por razões sectárias, não me têm simpatia. Move-me, no entanto, o interesse em fazer justiça a várias pessoas sérias que se dedicaram à causa dos idosos em Ibicaraí e que, lamentavelmente, também foram vítimas da perseguição de ACM, que me tinha incessantemente como alvo.
Do ataque daquele político inescrupuloso, verdadeiro psicopata, sofremos todos, especialmente alguns idosos que tiveram suas aposentadorias temporariamente bloqueadas, mas que depois acessaram seus benefícios, pois, conforme desafiei à época, não se constatou nenhum aposentado que não fosse legítimo possuidor daquele direito. Os poucos casos de aposentadoria irregular decorriam de erros de encaminhamento, sanáveis, pois todos eram trabalhadores rurais com a idade e as condições necessárias à aquisição daquele benefício previdenciário especial.
Em nossa Administração, no trabalho de assistência social, havia uma subsecretaria para dar total apoio aos idosos e seus familiares. As festas para eles eram realizadas em minha casa, em minha sala de estar. Era lá que eu os recebia para lhes falar do meu respeito a seus históricos de vida. No final, quando veio aquela perseguição, sofri com eles a agressão de que foram vítimas e só sosseguei quando tudo foi esclarecido e normalizado.
Se houve uma ação de que muito me orgulho, algo que verdadeiramente valeu a pena, foi exatamente o trabalho e a dedicação que desenvolvemos com os idosos em Ibicaraí, razão pela qual muito lamento as distorções ocorridas e, pior, que ainda existam pessoas que, mesmo diante de tantas possibilidades de informação, condenam seus semelhantes com base em superficialidades.